"A estratégia de Lisboa, como uma cidade empreendedora e inovadora, assenta no desenvolvimento do ensino do empreendedorismo aos mais novos, nas escolas do concelho, pois existe a noção clara de que o empreendedorismo é uma atitude de vida que precisa de ser construída e desenvolvida, e é um requisito obrigatório para o desenvolvimento e aumento quantitativo e qualitativo de iniciativas empresariais.
Neste sentido, a Câmara Municipal de Lisboa considera primordial o estabelecimento de uma rede de atores na área de inovação e empreendedorismo, de modo a desenvolver na cidade uma atitude de promoção do talento, o apoio a ideias inovadoras e a atenção às realidades da economia e da competitividade.
A Câmara Municipal de Lisboa tem vindo a desenvolver vários projetos com o intuito de cultivar nos jovens com idade escolar os valores da responsabilidade cívica, do envolvimento na vida da comunidade, a educação para a cidadania, a importância da partilha de responsabilidade, de que é exemplo maior o projeto-piloto - OP Escolar 2011 (16 turmas com cerca de 257 alunos).
Para além do projeto OP a Câmara Municipal de Lisboa continuou com a parceria com a JAP para a implementação de dois programas: “Economia para o Sucesso” e “A Empresa” dirigidos aos 9º ano de escolaridade e secundário. No entanto, no decorrer do ano letivo, em avaliação conjunta e dada a boa recetividade das escolas identificadas face aos programas da Junior Achievement, decidiu alargar-se o leque de ofertas educativas. Desta forma, os agrupamentos selecionados pela Câmara Municipal de Lisboa foram também convidados a participar na implementação dos programas “A Família” e “A Comunidade”, dirigidos aos 1º e 2º anos do 1 º ciclo do ensino básico.
No total, no Projeto de Empreendedorismo Jovem participaram 1.495 alunos, pertencentes a 68 turmas dos seguintes agrupamentos: agrupamento Bartolomeu Gusmão; agrupamento Belém-Restelo; agrupamento Eça de Queiroz; agrupamento Filipa de Lencastre; agrupamento Lindley Cintra; Escola Secundária Marquês de Pombal; agrupamento Marquesa de Alorna; e agrupamento S. Vicente de Telheiras."
Até breve,
Os Empreendedores sem Idades
Sem comentários:
Enviar um comentário