"Visão sem ação não passa de sonho; ação sem visão é só passatempo; visão com ação pode mudar o mundo."
Joel Baker

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Empreendedorismo em Matosinhos

"Guilherme Pinto promete impulsionar o empreendedorismo em Matosinhos
O candidato independente à Câmara de Matosinhos, Guilherme Pinto, defendeu segunda-feira que é preciso “apostar num clima de confiança e determinação” para que jovens e empresas criem “mais economia”, prometendo uma autarquia “ativa” nesse processo.
Num debate intitulado “Empreendedorismo – Agarrar as Oportunidades”, promovido junto ao mercado de Matosinhos pela plataforma “Jovens por Matosinhos”, uma estrutura da candidatura independente de Guilherme Pinto, o candidato enumerou o que tem sido feito no concelho pela Câmara Municipal, à qual ainda preside, para prometer “continuar essa boa estratégia”.
“A estratégia do empreendedorismo tem a ver com o empreendedorismo é uma estratégia económica. Nós defendemos, há cerca de quatro anos, que Matosinhos tem potencial pelo mar, pelo movimento e pela cultura – a marca “M ao quadrado C” (M2C). São recursos marítimos que Matosinhos, entre outros aspectos, que estão a ser trabalhados e vamos continuar esse trabalho com a certeza de que é preciso apostar num clima de confiança e determinação”, disse Guilherme Pinto.
Em matéria de empreendedorismo, o candidato independente defendeu que “a Câmara pode colocar espaços que não estão a ser utilizados para que as empresas comecem ali e mais tarde criem o seu próprio destino e o seu caminho”, acrescentando que seriam espaços com “rendas baixas” e com “condições ligadas à inovação”, por exemplo.
Guilherme Pinto enumerou investimentos feitos em Matosinhos até aqui, como a orla costeira, o Terminal de Cruzeiros, o Pólo do Mar da Universidade do Porto, bem como as áreas da restauração e das conservas, para avançar com a ideia de que “é graças à aposta da atual autarquia que Matosinhos tem a taxa de desemprego mais baixa do Norte e a taxa de desemprego jovem mais baixa do país”.
“Temos vindo a incentivar as empresas a fixarem-se aqui. Temos 1700 milhões de euros em investimentos nesta área que ocorreram nestes anos. Quinhentos mil dos quais estão em ação agora em obras que ainda darão mais razão a esta estratégia quando essas empreitadas estiverem concluídas”, disse, enumerando obras como o CEIIA (uma unidade de engenharia aeronáutica), as plataformas logísticas (estruturas ligadas à Administração dos Portos de Douro e Leixões), a Ramirez (fábrica de conservas), a UNICER (cervejeira localizada em Leça do Balio) e a Porto Business School que está a deslocar-se do Porto para a freguesia matosinhense da Senhora da Hora.
Incentivar as associações e empresas a abraçarem projectos de dinamização da sua envolvente, aproveitar as potencialidades do património cultural e religioso de Matosinhos, garantir formação continua e apoio jurídico aos empreendedores através das lojas do emprego e do empreendedorismo e criar sinergias entre os vários intervenientes da economia, foram outras das apostas enumeradas.
O debate contou com a presença do candidato à União de Freguesias Matosinhos e Leça da Palmeira, Pedro Sousa, que, em resposta a uma pergunta sobre o metro, aproveitou para criticar a ideia de enterramento deste meio de transporte na Rua Brito Capelo defendida pelo candidato socialista à Câmara, António Parada.

Fonte:http://porto24.pt/autarquicas2013/2013/09/guilherme-pinto-promete-impulsionar-o-empreendedorismo-em-matosinhos/

Até breve,


Os Empreendedores sem Idades

Sem comentários:

Enviar um comentário