"Visão sem ação não passa de sonho; ação sem visão é só passatempo; visão com ação pode mudar o mundo."
Joel Baker

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Presidente visita empreendedores


"Cavaco visita empreendedores do Porto

Presidente da República dedica o dia de segunda-feira a um roteiro por várias empresas no Porto.


Iniciativa do Presidente da República surge depois de um encontro com a Associação Nacional de Jovens EmpresáriosO Presidente da República dedica na segunda-feira o dia aos jovens "empreendedores que não se resignam", numa iniciativa que decorrerá durante todo o dia na zona do Grande Porto e incluirá visitas a fábricas e empresas.

De acordo com uma nota da Presidência da República, a iniciativa "Economia Real: Empreendedores que não se resignam" surge na sequência no encontro realizado em fevereiro, no Palácio de Belém, sobre os jovens e o futuro da economia.
A ANJE - Associação Nacional de Jovens Empresários - convidou o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, a levar a iniciativa para o exterior, "com o objetivo de visitar no terreno empresas e empreendedores que, de uma forma transversal, exemplificam os diferentes temas que foram debatidos no Palácio de Belém", lê-se na nota da Presidência da República, onde é recordado que o debate realizado em fevereiro organizou-se em três grupos de trabalho (Cultura para o Empreendedorismo, Empreendedorismo Empresarial e Empreendedorismo Social).
Assim, o primeiro ponto da agenda desta segunda-feira está marcado logo para o início da manhã, com uma visita à empresa Colquímica, em Valongo. Durante a manhã, Cavaco Silva irá ainda conhecer a empresa Farfetch, em Guimarães, e visitar "a mostra de empresas, spin-offs e start-ups encubadas na Universidade do Minho, presentes no Spinpark", também em Guimarães.
Depois de um almoço com jovens empreendedores, da parte da tarde, o Presidente da República partirá para Vila Nova de Famalicão, onde visitará a empresa Vieira de Castro e a Primor.
Ao final da tarde, na sede da ANJE no Porto, Cavaco Silva participará na sessão de encerramento da iniciativa "Os Jovens e o Futuro da Economia - Economia Real: Empreendedores que não se resignam". Cavaco Silva irá, depois, jantar com jovens empresários na sede da ANJE."


Até Breve,
                              Empreendedores Sem Idades

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Caixa Jovem Empreendedor

Para empreendedores interessados ficam aqui algumas dicas:

"Para os jovens que pretendem desenvolver o seu próprio negócio.

A Solução Caixa Jovem Empreendedor financia a aquisição de equipamentos e/ou outras componentes de investimento, necessários ao lançamento e/ou desenvolvimento de pequenos negócios.

Montante
Até 50.000 euros, com o limite de 80% do valor do investimento total.

Prazos
A: Para criação de novas empresas: Até 72 meses (6 anos)
B: Para modernização e expansão de empresas: Até 60 meses (5 anos)

Incluindo:
período de utilização (se existir): até 9 meses e com múltiplos de 3 meses. Caso não tenha período de utilização é obrigatório 1 período de diferimento de 3 meses;
período de diferimento: até 3 meses (período em que não há lugar a utilizações nem a amortizações do capital, vencendo-se apenas juros e outros encargos, a contar do período de utilização);
período de reembolso: até 69 meses (A) ou até 57 meses (B)


Taxa
Taxa de juro indexada à Euribor acrescida de spread em função da análise do risco de crédito.

Comissões
Redução de 50% na comissão de estudo
Redução de 50% na comissão de contratação
Comissão de acompanhamento e gestão"


Até Breve,

Os Empreendedores sem Idades


Estado promete financiar ideias empreendedoras de jovens licenciados

"Em 2013, o Governo promete financiar ideias empreendedoras de jovens finalistas ou recém-licenciados: O "Passaporte para o Empreendedorismo" é a primeira fase de um plano de três etapas e inclui uma bolsa de 692 euros mensais.

A partir do próximo ano, segundo o "Jornal de Negócios", o Governo quer potenciar três ferramentas para os jovens empreendedores (recém-licenciados ou finalistas) criarem as suas próprias empresas: o "Passaporte para o Empreendedorismo", o "Vale Empreendedorismo" e a "Plataforma de Ignição".

O pacote de ajuda engloba um conjunto de medidas de incentivo e financiamento, que abrangem o ciclo de vida de uma "start-up": da ideia ao desenvolvimento. Através do "Passaporte para o Empreendedorismo", a primeira fase do projecto, os jovens conseguem uma bolsa mensal de apoio, no valor de 1,65 IAS (Indexante de Apoios Sociais) - o que equivale a cerca de 690 euros, tendo em conta que o IAS do ano corrente corresponde a 419,22 euros e não há previsão de que seja alterado.

O objectivo é que o projecto se estabeleça e que o jovem licenciado desenvolva a ideia. Cada projecto poderá receber, só no primeiro ano, cerca de 23 mil euros. Já na fase de arranque do projecto, o "Vale Empreendedorismo" entra em ação.

Destinado a empresas no seu primeiro ano de actividade, concede um apoio de 15 mil euros para o desenvolvimento do plano de negócios da organização. No espaço de um ano, os projectos serão financiados com cerca de 23 mil euros: os 690 euros mensais mais os 15 mil do apoio ao desenvolvimento.

Entretanto, a última etapa passa pela "Plataforma de Ignição", que pretende identificar potenciais oportunidades e acelerar o desenvolvimento das empresas mais inovadoras. Para isso, fomenta a articulação entre os promotores do sistema de empreendedorismo e inovação com a Portugal Ventures.

No documento, o Governo diz que esta medida "permite um aumento da competitividade por via da redução de custos não salariais". O Orçamento de Estado de 2013 prevê ainda a possibilidade de reembolso das prestações do empregador para a Segurança Social, um meio de reduzir os custos não associados aos salários e que passa por ajudar a aumentar a competitividade das empresas. O próximo ano promete ser favorável aos jovens que desejarem criar os seus próprios planos de negócio para criarem os próprios empregos - uma atitude que é agora incentivada pelo Estado."


Até Breve,

Os empreendedores sem Idades

Sete dicas de jovens empreendedores

"Quase todos apostaram em negócios inovadores e estão a construir percursos sólidos. Daniela Couto e a sua equipa criaram um fármaco que não existe em mais nenhuma parte do mundo e que vai ajudar a salvar vidas, Cristina Fonseca saltou dos anfiteatros do Técnico para Silicon Valley e Cláudia Ranito exporta osso sintético para 30 países. Pelo caminho já aprenderam muita coisa, que aceitaram partilhar com os leitores do Energia de Portugal.

Valide a ideia e a equipa o mais rápido possível


"É preciso fazê-lo tomando uma decisão racional (tentando pôr o entusiasmo inicial à parte). Isto é óbvio, mas conheço muitas empresas que não avançaram por causa da tecnologia ou da equipa que desmoronou ao longo do caminho. É sempre melhor deixar tudo bem definido à partida para evitar surpresas quanto às posições de cada um. Por outro lado, também é comum a ideia parecer a melhor do mundo inicialmente e a equipa querer avançar o mas rapidamente possível, mas ao longo do caminho descobre-se que o valor acrescentado não é assim tão maior, e agora?! Iniciar um projeto requer pré-validação forte e sólida de ambas: ideia e equipa!" Daniela Couto, 28 anos, co-fundadora da Cell2b, startup que desenvolveu um fármaco que previne e combate a rejeição de transplantes
Rodeie-se das melhores pessoas


"A criação e gestão de um negócio é um processo complicado, feito de altos e baixos. É uma jornada partilhada entre todos os stakeholders que caminha para uma visão comum, onde cada indivíduo tem diferentes objetivos, utilizações e perspectivas, mas partilha um objectivo maior com todos os seus pares. São eles que o suportam, são eles que o fazem continuar. Por isso, contrate a melhor equipa. Reúna-se com os melhores mentores. Apenas aceite as melhores pessoas como seus clientes. Apenas trabalhe com as melhores pessoas como fornecedores. Tudo funciona melhor quando temos os melhores ao nosso lado. No final do dia it's all about people." João Romão, 24 anos, CEO da Wishareit, plataforma online para recomendação e oferta de presentes
Não tenha medo do fracasso


"O 'não' está garantido e assim sendo só nos resta tentar mudar as coisas e lutar por alguns ou muitos 'sins'. Na Medbone temos um lema: 'Inovar ou lamentar, a decisão é nossa!'" Cláudia Ranito, 32 anos, fundadora da Medbone, que produz osso sintético e exporta para 30 países
É essencial planear financeiramente a implementação da startup


"Muitas vezes os empreendedores inflacionam os resultados e as vendas. Acredito que se deve sempre optar por planear um cenário mais conservador e admitindo pelo menos mais 20% dos custos do que pensamos que vamos ter. Apesar de muitas vezes acreditarmos que podemos chegar mais longe, devemos ser sempre realistas em relação ao patamar a que conseguiremos chegar. Assim, tendo expectativas mais conservadoras, maior é a probabilidade de nos superarmos e nos surpreendermos. Para finalizar, queria também referir que devemos estar sempre a controlar a conta bancária, porque quando se está a investir, muitas vezes o dinheiro desaparece mais rapidamente do que pensávamos." Tiago Neves, 24 anos, co-fundador do Bom Dia Lisboa, quiosques que servem pequenos-almoços rápidos nas estações de Metro de Lisboa
Goste muito do seu projecto e dedique-lhe tempo


"Seja feliz com o que faz todos os dias, independentemente dos baixos e dos altos. Permita-se fazer o que tem significado para si e que, por vezes, nem tem assim tanto para outros. Encontre uma oportunidade, um produto, um mercado e trilhe caminho, o seu caminho." João Daniel, 34 anos, À Mão de Semear, empresa de distribuição ao domicílio de frutas e legumes frescos
Assuma que tudo são hipóteses


"Basta adicionar um ponto de interrogação a cada frase: "Os meus clientes têm entre 20 e 25 anos?", "os meus clientes usam o facebook para combinar encontros pessoais?", "os meus clientes procuram uma nova forma de gerir os seus processos de vendas?" O ponto de interrogação faz toda a diferença e é uma questão de mindset. Se tudo forem hipoteses, tudo pode mudar, evoluir para melhor, e cada interação com um cliente, mentor, parceiro, fornecedor, é uma oportunidade para aprender e melhorar o meu negócio." Sofia Pessanha, 30 anos, co-fundadora da Beta-i, associação que apoia o empreendedorismo e a inovação
Procure clientes o mais cedo possível


"Isso é fundamental para ajustar a ideia/produto em função das necessidades desses clientes. É muito fácil ter uma ideia mas para se criar um negócio é preciso ter um produto que adicione valor aos nossos clientes. Deixar esta peça de fora numa fase inicial pode custar muito caro. Ter prioridades trocadas inicialmente pode comprometer a viabilidade do projecto." Cristina Fonseca, 25 anos, co-fundadora daTalk Desk, que cria call centres em apenas cinco minutos, e está sedeada em Silicon Valley


Foque-se na execução


 Das tarefas mais difíceis para jovens empreendedores é saber organizar o tempo, saber escolher e dar prioridade ao essencial para o negócio evoluir quando o percurso é incerto. Saber dizer que não ao que se gosta (família, amigos, férias, concursos) quando não é prioritário. É preciso ter um plano ambicioso e (quase) realista, saber como executá-lo e estar disponível para trabalhar as 10 mil horas, de que fala Malcolm Gladwell no seu livro "Outliers". Miguel Santo Amaro, 24 anos, cofundador e CEO da Uniplaces, plataforma de arrendamento universitário, que já está presente em 3 países"



Até breve,
Os Empreendedores sem Idades

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

400 alunos em casa sem professores

Nuno Crato garante cumprimento da lei sobre ensino especial e promete solução breve.

 
São mais de 400 alunos com necessidades educativas especiais que continuam em casa, um pouco por todo o País, devido à falta de professores. O ano letivo 2013-2014 arrancou há uma semana, mas as escolas ainda não encontraram uma solução para crianças e encarregados de educação.

"Nós respeitamos a lei. Todos os casos têm sido esclarecidos pelo ministério. Depende de cada caso, de cada turma e como estão constituídas", explicou o ministro Nuno Crato, assegurando ser uma situação normal: "Há sempre casos que demoram a ser resolvidos no início do ano letivo e há sempre turmas a serem reajustadas por causa de alunos que aparecem. Trabalhamos para os resolver."

Pela segunda Reserva de Recrutamento foram colocados mais cerca de 1500 professores, dos quais mais de 1300 contratados. Sem componente letiva existem ainda perto de 1000 docentes.

Até breve, 
                                                                   Os Empreendedores Sem Idades

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Empreendedorismo e a Criatividade

Durante as minhas pesquisas semanais já habituais, encontrei um website que contém informações importantes e interessantes sobre o empreendedorismo. Embora ache que o website deva ser mais explorado pela parte do(s) autor(es) do mesmo, a ideia não deixa de ser boa e bem conseguida. Alguns dos artigos explicam quais são as principais dificuldades de um empreendedor e, ao mesmo tempo, as recompensas por se ser um bom empreendedor.
Outros dos artigos publicados incentivam à criatividade do indivíduo e mostram-nos que é preciso arriscar e que não devemos ter medo de ir em frente com as nossas ideias porque, de uma pequena ideia pode surgir um bom negócio e uma boa oportunidade para nos destacarmos.
Portanto, e neste contexto, deixo-vos com um vídeo que encontrei num dos artigos do website, que aborda o tema da criatividade e dos receios que nos seguem durante a nossa vida.


Para quem tiver curiosidade em espreitar o website que menciono acima, clique aqui.
Como, neste caso, mais não é demais, deixo também o acesso ao facebook que está ligado ao website, aqui.

Até Breve,

Os Empreendedores sem Idades

Empreendedorismo Jovem

"Há mais jovens portugueses empreendedores

Publicado em 2011-06-19

 

Há mais jovens portugueses empreendedores cuja visibilidade vai aumentar nos próximos anos, acredita Manuel Forjaz, empresário e professor universitário de empreendedorismo.
Na sua opinião, houve uma evolução nos últimos 15 anos, em que o número de universidades que ensinam empreendedorismo disparou.
"Hoje todas as faculdades de economia estão a ter cadeiras de empreendedorismo, mais do que uma, e as faculdades de engenharia começam a ter cadeiras de gestão", contou à agência Lusa, à margem do Luso2011, quinto encontro de investigadores e estudantes portugueses no Reino Unido, que se realizou no sábado, na Universidade de Nottingham.
Há também uma maior sensibilidade para a questão através, referiu, de prémios e grandes empresários que se tornaram referência pelo seu sucesso.
"Acho que é transversal à juventude portuguesa, não aquela que se queixa, a geração à rasca que dorme no Rossio, mas a outra - uma paralela a essa que não aparece nos jornais -, a vontade de aprender, construir, criar a sua independência em relação aos seus próprios projetos e acho que essa revolução está a acontecer e vai acelerar muito nos próximos anos", afirmou.
Os organizadores desta edição do encontro decidiram dar destaque ao tema do empreendedorismo como alternativa à via académica no regresso a Portugal.
O professor da Universidade Nova de Lisboa conduziu, em conjunto com Ricardo Zózimo, uma sessão sobre empreendedorismo social que atraiu muitos dos cerca de 70 participantes do Luso2011.
Vânia Horta de Passo foi uma das interessadas em saber como procurar meios para concretizar uma ideia, depois de recentemente ter participado numa competição a nível nacional.
"Escolhi estar em ciência porque gosto daquilo que faço e não pelo dinheiro que posso vir a ganhar e porque quero continuar a fazer o que gosto e para conseguir continuar a fazer aquilo que gosto tenho de conhecer a estrada por onde caminhar", justificou.
Para esta doutoranda em biologia na Universidade de Warwick, o empreendedorismo pode ser um meio "para vir a concretizar" as suas "ideias"."


                                   
Até Breve,

                                                  Empreendedores Sem Idades

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Três jovens cientistas portugueses vencem prémios
em três conferências internacionais

Foram distinguidos trabalhos realizados no CERN/ISOLDE


Lígia Amorim
Lígia Amorim
Três jovens cientistas portugueses envolvidos na colaboração “Emission Channeling lattice location experiments with Short-Lived Isotopes (EC-SLI)”, no CERN/ISOLDE, foram galardoados recentemente com prémios em três conferências científicas internacionais. As três distinções incluíram valores monetários entre 250 e 500 €.

A Lino M.C. Pereira, post-doc no Instituut voor Kern- en Stralingsfysica (IKS), da Universidade de Lovaina (KU Leuven) na Bélgica, foi atribuído o segundo lugar na competição “Young Researcher for Best Manuscript Competition” (patrocinada pela Elsevier BV) na 21st International Conference on Ion Beam Analysis, que teve lugar em Seattle, Washington, nos EUA,. Lino Pereira é licenciado em Física pela Universidade do Porto e doutorado em Física pela KU Leuven.

O trabalho premiado teve como co-autores U. Wahl (IST/ITN), J.G. Correia (IST/ITN), L.M. Amorim (KU Leuven), D.J. Silva (Universidade do Porto), S. Decoster (KU Leuven), M.R. da Silva (Centro de Física Nuclear da Universidade de Lisboa), K. Temst (KU  Leuven), e A. Vantomme (KU Leuven).

Dias depois, Lígia Marina Amorim, estudante de doutoramento também no IKS/KU Leuven, venceu o “Award for Best Student Oral Presentation”, na 17th International Conference on Radiation Effects in Insulators (REI- 17), em Helsínquia, Finlândia. Lígia Amorim é mestre em Física da Universidade de Lisboa e trabalha presentemente na sua tese de doutoramento em “Lattice site location of impurities in semiconductors”.

O trabalho premiado  teve como coautoresU. Wahl (IST/ITN), S. Decoster (KU Leuven), L.M.C. Pereira (KU Leuven), J.G. Correia (IST/ITN), D.J. Silva (Universidade do Porto), K. Temst (KU Leuven), e A. Vantomme (KU Leuven).
Daniel Silva
Daniel Silva


Entretanto, Daniel José da Silva venceu o prémio J.W. Corbett (em memória de um dospioneiros na área dos defeitos em semiconductors, também conhecido pela ajuda e encorajamento a jovens investigadores). O prémio foi atribuído na 27th International Conference on Defects in Semiconductors (ICDS- 27), em Bolonha.

Daniel Silva é mestre em Engenharia Física pela Universidade do Porto e trabalha presentemente na sua tese de doutoramento.

O trabalho premiado teve como co-autores U. Wahl (IST/ITN), J.G. Correia (IST/ITN) e J.P. Araújo (Universidade do Porto).

Os três prémios resultam de investigação levada a cabo na infraestrutura ISOLDE no CERN, em Genebra, no âmbito do projecto IS453 “Emission Channeling lattice location experiments with Short-Lived Isotopes (EC-SLI)”, uma colaboração que envolve investigadores do IST/ITN, Centro de Física Nuclear da Universidade de Lisboa (CFNUL), Universidade de Aveiro, Universidade do Porto, e o IKS / KU Leuven.

     Até breve,
                                                             Os Empreendedores Sem Idades

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Empreendedorismo de Mulheres

"Empreendedorismo de Mulheres / MINA

A Cruz Vermelha Portuguesa acredita que o empreendedorismo, em particular, o feminino, poderá minimizar de maneira criativa e eficaz a lacuna do emprego ao encaminhar e apoiar as mulheres para uma actividade empreendedora, contribuindo  simultaneamente para a promoção de oportunidades de rendimento, descoberta de talentos, mudança de paradigmas, inovação e criação de uma nova cultura de desenvolvimento local, actuando com as instituições locais na promoção de  mudanças sociais e económicas.

A par das mudanças económicas, propicia uma mudança pessoal e social de grandes proporções, pois envolve novas expectativas de vida, transformações pessoais, sociais, nas relações familiares, bem como novas dinâmicas locais.

logo mina

Projecto MINA - Mulheres e Ideias, Negócios em Acção

O apoio ao empreendedorismo, nomeadamente ao empreendedorismo  feminino, tem sido objecto de atenção da Cruz Vermelha Portuguesa que, através de candidaturas a financiamentos  do POEFDS (T/4.3  e do POPH (T/7.6), tem vindo a desenvolver projectos nesta área. Desenvolvidos e apoiados pela CVP desde 2004, estes projectos que visam promover a criação de empresas por mulheres, têm tido a mesma designação  MINA – Mulheres & Ideias - Negócios em Acção, e como meta diminuir a desigualdade de oportunidades entre homens e mulheres através da definição de percursos profissionais por via da criação do próprio emprego.

Os projectos são  desenvolvidos em torno de 4 componentes:
  • Formação Empresarial  “Desenvolvimento de Competências Empresariais” (esta formação especifica é baseada nos referenciais do CNQ- Catálogo Nacional das Qualificação);
  • Consultoria prestada por uma equipa multidisciplinar de consultores, nas áreas de marketing, vendas, distribuição,  produtos e serviços , entre outras;
  • Prémio ao Arranque, concessão de  apoio financeiro equivalente a 12 vezes o SMN;
  • Rede de Informação Interempresarial - plataforma digital on line que integra  apresentação de cada empresa, fórum de conversação, colocação de dúvidas e partilha de conhecimentos - www.mina.com.pt

À data o projecto MINA – CVP  já apoiou a criação (e consolidação) de 47 empresas nas mais diversas áreas  de actividade (transporte, limpeza, turismo, hotelaria e restauração, lazer, educação, estética, entre outras). Para ver lista de empresas, clique aqui.

Actualmente continuam em funcionamento 36 micro e médias empresas geridas por mulheres que promovem a empregabilidade a 116 pessoas que se encontravam em situação de desemprego."


Até Breve,

                                Os Empreendedores sem Idades

DOCK38: a ajudar novos negócios

"Antes de criarem as suas próprias empresas, Tiago Rodrigues e Miguel Caetano foram acolhidos numa das maiores incubadoras do mundo, o Plug&Play Tech Center, em Silicon Valley (2011).  O ambiente de energia, criatividade e entreajuda foi tão poderoso que quando regressaram decidiram sem grande dificuldade que Portugal precisava de um espaço assim. Com um investimento de cerca de 120.000 euros, rentabilizaram um antigo escritório de advogados e criaram a Dock38. Este será o novo espaço que acolherá startups portuguesas e que tem o objetivo de levar o melhor de Portugal a todo o mundo – como o porto de partida para as nossas “caravelas”. Neste momento, e ainda antes do lançamento oficial da incubadora, estão abertas as inscrições para projetos e startups que lá desejem ser apoiados. Mais informações em dock38.co."



Até Breve!,

                                           Empreendedores Sem Idades

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Empreendedorismo saudável

IGFSE I.P. ASSOCIA-SE À INICIATIVA 

“DE BICICLETA PARA O TRABALHO”


"No âmbito do seu Plano de Responsabilidade Social, o IGFSE I.P. associa-se à 3.ª edição da iniciativa “De Bicicleta para o Trabalho”.
Esta iniciativa pretende sensibilizar as instituições e seus colaboradores para a necessidade de reduzir os impactos ambientais da mobilidade urbana, promovendo os meios suaves de mobilidade.
O Instituto de Gestão do Fundo Social Europeu, I.P. incentiva e desafia os/as seus/suas colaboradores/as a participar nesta ação, deslocando-se de bicicleta para o local de trabalho, no próximo dia 20 de Setembro.
A iniciativa "De Bicicleta para o Trabalho" é promovida pela Lisboa E-Nova - Agência Municipal de Energia - Ambiente, Câmara Municipal de Lisboa, Federação Portuguesa de Ciclo turismo e Utilizadores de Bicicleta e Matilha Cycle Crew; no âmbito da Semana Europeia de Mobilidade (16 a 22 de Setembro)."


Até breve,
                                        Os Empreendedores Sem Idades

terça-feira, 10 de setembro de 2013

16ª Feira do Empreendedor

A ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, através da marca Academia dos Empreendedores e com o apoio do Instituto de Emprego e Formação Profissional organiza entre 21 e 23 de Novembro de 2013, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, a 16ª edição da Feira do Empreendedor subordinada ao tema "dream BIG". Participação como expositor desde 190€ + iva!
Dossier de Apresentação
Público-alvo
  • Empreendedores por conta própria » que já possuem empresas ou que pretendam iniciar, ampliar, actualizar, internacionalizar e promover os seus negócios, ou aceder a todo um conjunto de potenciais parceiros, produtos e serviços em condições especiais feira;
  • Empreendedores por conta de outrem » que pretendam aceder a todo um conjunto de ferramentas indispensáveis para uma evolução na sua carreira;
  • PME´s » que procuram e oferecem soluções ao nível: financiamentos, recursos humanos, marketing e publicidade, tecnologias da comunicação e informação, consultadoria e formação, saúde e lazer, entre outras;
  • Autarquias » que pretendam divulgar soluções aio nível do apoio às empresas, e empreendedores;
  • Centros Empresariais e de Incubação » que pretendam angariar jovens empresas de elevado potencial;
  • Franchising » franchisadores que procurem franchisados para expandir os seus negócios, empresas que oferecem novas oportunidades de negócio “tipo chave na mão” devidamente formatados e testados;
  • Estudantes do Ensino Superior e Profissional » que procurem oportunidades de negócio, de formação e emprego;
  • Universidades, Politécnicos » que procurem clientes para a sua oferta formativa qualificada (pós graduações, mestrados, doutoramentos, etc);
  • Consumidores em Geral » que pretendam aceder a produtos/serviços inovadores de elevada qualidade a preços controlados exclusivos feira do empreendedor.
  
Até Breve,

                           Os Empreendedores Sem Idades




segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Empreendedorismo em Matosinhos

"Guilherme Pinto promete impulsionar o empreendedorismo em Matosinhos
O candidato independente à Câmara de Matosinhos, Guilherme Pinto, defendeu segunda-feira que é preciso “apostar num clima de confiança e determinação” para que jovens e empresas criem “mais economia”, prometendo uma autarquia “ativa” nesse processo.
Num debate intitulado “Empreendedorismo – Agarrar as Oportunidades”, promovido junto ao mercado de Matosinhos pela plataforma “Jovens por Matosinhos”, uma estrutura da candidatura independente de Guilherme Pinto, o candidato enumerou o que tem sido feito no concelho pela Câmara Municipal, à qual ainda preside, para prometer “continuar essa boa estratégia”.
“A estratégia do empreendedorismo tem a ver com o empreendedorismo é uma estratégia económica. Nós defendemos, há cerca de quatro anos, que Matosinhos tem potencial pelo mar, pelo movimento e pela cultura – a marca “M ao quadrado C” (M2C). São recursos marítimos que Matosinhos, entre outros aspectos, que estão a ser trabalhados e vamos continuar esse trabalho com a certeza de que é preciso apostar num clima de confiança e determinação”, disse Guilherme Pinto.
Em matéria de empreendedorismo, o candidato independente defendeu que “a Câmara pode colocar espaços que não estão a ser utilizados para que as empresas comecem ali e mais tarde criem o seu próprio destino e o seu caminho”, acrescentando que seriam espaços com “rendas baixas” e com “condições ligadas à inovação”, por exemplo.
Guilherme Pinto enumerou investimentos feitos em Matosinhos até aqui, como a orla costeira, o Terminal de Cruzeiros, o Pólo do Mar da Universidade do Porto, bem como as áreas da restauração e das conservas, para avançar com a ideia de que “é graças à aposta da atual autarquia que Matosinhos tem a taxa de desemprego mais baixa do Norte e a taxa de desemprego jovem mais baixa do país”.
“Temos vindo a incentivar as empresas a fixarem-se aqui. Temos 1700 milhões de euros em investimentos nesta área que ocorreram nestes anos. Quinhentos mil dos quais estão em ação agora em obras que ainda darão mais razão a esta estratégia quando essas empreitadas estiverem concluídas”, disse, enumerando obras como o CEIIA (uma unidade de engenharia aeronáutica), as plataformas logísticas (estruturas ligadas à Administração dos Portos de Douro e Leixões), a Ramirez (fábrica de conservas), a UNICER (cervejeira localizada em Leça do Balio) e a Porto Business School que está a deslocar-se do Porto para a freguesia matosinhense da Senhora da Hora.
Incentivar as associações e empresas a abraçarem projectos de dinamização da sua envolvente, aproveitar as potencialidades do património cultural e religioso de Matosinhos, garantir formação continua e apoio jurídico aos empreendedores através das lojas do emprego e do empreendedorismo e criar sinergias entre os vários intervenientes da economia, foram outras das apostas enumeradas.
O debate contou com a presença do candidato à União de Freguesias Matosinhos e Leça da Palmeira, Pedro Sousa, que, em resposta a uma pergunta sobre o metro, aproveitou para criticar a ideia de enterramento deste meio de transporte na Rua Brito Capelo defendida pelo candidato socialista à Câmara, António Parada.

Fonte:http://porto24.pt/autarquicas2013/2013/09/guilherme-pinto-promete-impulsionar-o-empreendedorismo-em-matosinhos/

Até breve,


Os Empreendedores sem Idades

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Caros Leitores,


Somos quatro formandos do centro de formação GTI - Gestão, Tecnologia e Inovação, SA, em Matosinhos/Porto, no curso de Técnico/a Administrativo/a com equivalência ao 12º ano, de nível IV.
No âmbito do módulo Desenvolvimento de Projetos Transdisciplinares foi-nos proposto a elaboração de um Plano de Negócios, para que um dia consigamos criar uma empresa viável/rentável neste nosso Portugal em crise.
Para desenvolvermos melhor os nossos projectos individuais, decidimos criar este blogue onde serão publicadas e partilhadas algumas ideias/reflexões/notícias sobre novos empresários e empresas, para que assim nos possam facilitar a compreensão do conceito: Empreendedorismo.
Esperamos que este blogue nos ajude como novos empreendedores, tanto quanto a vocês.
Novas notícias virão.

Até Breve, 

                                          Os Empreendedores Sem Idades